terça-feira, 22 de abril de 2014

Gatos ficam doentes se lhes alterarem a rotina



Como animais de hábitos que são, os gatos podem ficar doentes quando há uma mudança nos seus hábitos, conclui um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, divulgado pelo Discovery News. A mesma investigação demonstrou que os gatos que sofrem de cistite interticial (uma inflamação dolorosa da bexiga) podem melhorar bastante a partir do momento em que os donos estabelecem uma rotina.



Investigadores daquela universidade americana descobriram que tanto os gatos saudáveis como aqueles que padecem de doenças cronicas têm sintomas de doença, como vomitar, tossir ou cuspir bolas de pêlo, ou mesmo defecar fora do local habitual, quando as suas rotinas diárias são interrompidas, pode ler-se no estudo publicado no Journal of the American Veterinary Medical Association.

Durante a investigação, os cientistas verificaram que tanto os gatos saudáveis como os doentes apresentam três vezes mais de sintomas deste genero na sequência de mudanças nos hábitos, como alteração nos horários em que são alimentados ou o facto de ficarem privados do seu tempo de brincadeira.

“Para os médicos veterinários, quando um gato deixa de comer ou de utilizar a caixa de areia ou cospe bolas de pêlos, há que ter também em conta o ambiente em que ele está a viver”, sublinha Tony Buffington, o coordenador deste estudo.